domingo, 18 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO E REDAÇÃO

Caros alunos, infelizmente, pedi para que este texto fosse impresso o motivo não sei explicar, até a presente data não conseguiram viabilizar, pedem também que um outro fosse impresso, no começo de agosto, até a presente data, tambem não chegou as minhas mãos - por conta deste problema operacional, peço aos alunos que se interessarem fazer a avaliaçao - como será o procedimento - acesse ao blog - copie as resposta correta e apresente na quarta-feira - detalhe, somente na quarta-feira dia 21 de Setembro - grato
Avaliação de Interpretação e Redação
Prof.Aldo Matos – EMEFEM RUI BARBOSA

LEIA OS TEXTOS -
1. O assassino era o escriba
Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito
inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjunção.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminski





Considere as seguintes afirmações sobre o poema:
I. O poeta concretiza sua visão não apenas da sintaxe
– tema central do texto –, mas especialmente de seu
ensino, explorando de forma ambígua um imaginário
em que a nomenclatura se apresenta como o motivo de
tortura e, curiosamente, de subversão e criatividade.

II. O humor valorizado nos versos vem da organização
léxico-sintática e explora, ironicamente, o uso de novos
termos e suas possibilidades de uso, o que configura
um empobrecimento vernáculo, com demérito para a
identidade da língua portuguesa.

III. O poema, em lugar de ser um manifesto contra
a sintaxe, pode ser visto como uma homenagem
à língua, à sua riqueza, à possibilidade de dar
movimento a termos cristalizados em situações e
contextos diferentes do da gramática tradicional.

IV. Termos característicos do registro da análise sintática
estão articulados de maneira nova, inesperada e
ambígua, para qualificar o modo de ser e as ações
do professor/personagem, exemplificadas de forma
divertida em expressões como “sujeito inexistente”,
“possessivo como um pronome”, “artigo indefinido”, o
que caracteriza um poderoso recurso de mobilização
do léxico, a partir de novas possibilidades sintáticas.
É CORRETO APENAS o que se afirma em:
a) I e IV.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II, III e IV.


2. TEXTO 2


Imagine nóis de Megane ou de 1100
Invadindo o baile, num tem pra ninguém
Nosso bonde é aqui que vem
É Euro, Dólar ai nota de cem, nota de cem, nota de cem

MC Boy do Charme


Ao ler este trecho acima pode-se afirmar que:

a)      Trata-se de alguém que não sabe escrever e de pouca cultura
b)      Usa o que aprendemos nas aulas de Português de Linguagem Coloquial e de acordo com a realidade daquela “tribo”
c)      Faltou a criatividade
d)     Nota de cem  há um zeugma
e)      As questões b  e d estão mais coerentes

REDAÇÃO

3. texto 3


 Planejar é preciso. Principalmente quando tratamos de vida pessoal e carreira. Há quem viva a vida como o refrão da música do Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar, vida leva eu... Certamente quem vive desta forma não atinge as vitórias da vida que sonhou ou o emprego que desejou. Para alcançar os objetivos na vida e na carreira é preciso disciplina. Há ainda quem acredite que planejamento é uma forma de engessar a vida. Os que crêem nisso têm uma visão errônea do que significa planejamento de vida e carreira. Planejar significa pensar com antecedência os passos que serão dados no futuro. Por isso, quem deseja atingir o sucesso precisa estruturar os passos para chegar lá. (Rogerio Martins. Planejamento de vida e carreira. http://www.administradores.com.br/.)


Leia o trecho acima e escreva em apenas 12 linhas a essência do texto de modo dissertativo-argumentativo, com começo, meio e fim 

Sem comentários:

Enviar um comentário